Blog

Dicas

Conheça os benefícios do azeite para a sua saúde e saiba como escolher o melhor

23/03/2017

O azeite de oliva é um óleo extraído das azeitonas que conta com excelentes propriedades. Além de muito saboroso e apreciado na gastronomia, o azeite possui uma série de nutrientes que são excelentes para a saúde. Conhecido como “gordura do bem”, o azeite ajuda na prevenção de doenças cardíacas e até no combate do envelhecimento precoce.

Embora esse óleo seja mesmo poderoso, é um fato que ele é um pouco mais caro do que os demais. Por isso, na hora de escolher o azeite certo para levar para casa, vale a pena prestar atenção nessas dicas. Confira!

Atenção à embalagem

Na hora da compra, prefira sempre os azeites que são embalados em latas ou garrafas escuras. O azeite possui componentes que podem oxidar em contato com a luz. Por isso, garrafas de vidro claras não são as mais indicadas.

Também prefira as embalagens menores já que, depois de aberto, o ideal é consumir o azeite entre três e quatro semanas. Por fim, dê prioridade aos azeites que foram embalados com até seis meses de antecedência à venda. Esses produtos costumam ter melhor qualidade e preservam mais as propriedades benéficas desse óleo.

Escolha o tipo certo

O melhor azeite para o consumo é o extravirgem, pois seu processamento não envolve nenhum processo químico e o produto final é bem mais puro. Caso opte pelo azeite virgem ou o azeite de oliva, verifique no rótulo se não existem outros óleos misturados na composição do produto.

Verifique também no rótulo qual o grau de acidez do azeite. Quanto menos ácido, melhor a qualidade do produto. Os azeites extravirgens não podem ter mais do que 0,8% de acidez e o comum não pode ultrapassar a 2%.

Preço

O azeite é um produto naturalmente caro, devido ao seu processo de extração. Apenas para se ter uma ideia, são necessárias mais ou menos 1500 olivas para se fazer 200 ml de azeite. Por isso, desconfie de produtos que sejam muito baratos. Em geral, esses azeites contam com outros óleos em sua composição e não possuem as mesmas propriedades. Vale mais investir em um produto de melhor qualidade.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar as ofertas e promoções de azeites e outros produtos acessando o nosso encarte online. Para receber ofertas diretamente no seu whatsapp basta enviar uma mensagem para 61 99159-6168.