Blog

Dicas

Natal saudável: o benefício das frutas secas para a saúde e boa forma

14/12/2016

Para muita gente as festas de final de ano são sinônimo de comilança e alguns quilinhos a mais. Porém, a verdade é que existem muitas alternativas para quem quer celebrar o Natal e  Ano Novo sem comprometer a balança e, muito menos, a saúde.

Para quem adora um docinho e não abre mão do sabor nessa época, as frutas secas podem ser uma opção bem menos calórica, mas não menos gostosa! Além de poucas calorias, as frutas secas contam com excelentes propriedades nutricionais, auxiliando na prevenção de doenças e beneficiando a saúde como um todo!

As frutas secas contam com inúmeras combinações de nutrientes, o que favorece o organismo. Muitas vitaminas e minerais podem ser encontrados nesse tipo de alimento, além de outras propriedades que beneficiam o funcionamento do corpo. Apenas para se ter uma ideia, seis gramas de damasco representam 25% das necessidades diárias de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e contribui para a sensação de saciedade.

Para quem pretende ter um Natal mais leve e saudável, vale a pena conferir os benefícios das frutas secas. Saiba mais!

 

Damasco

É possível encontrar damasco seco o ano todo. Porém, no Natal, essa fruta seca ganha destaque trazendo um sabor sofisticado a diversos pratos. Além de ser pouco calórico e deliciosamente doce, o damasco é rico em vitamina A que ajuda a visão. Além disso, o damasco contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e reprodutivo e contribui para a saúde dos dentes, ossos e pele.

 

Tâmaras

Para quem decidiu abolir o açúcar refinado da dieta, as tâmaras são uma ótima alternativa para adoçar shakes, bolos, tortas e outros doces. As tâmaras são ricas em cálcio, enxofre, ferro, manganês, fósforo, potássio e cobre. Elas ajudam a regular o processo digestivo e promovem grande saciedade, além de eliminar aquela terrível obsessão por um doce mais calórico.

Para quem não quer perder a forma durante as festas, mas também não abre mão de um docinho, as tâmaras são uma ótima pedida!

 

Uva passa

Há quem ame e há quem odeie. Porém, nas festas de final de ano, é comum que elas estejam muito presentes. No arroz, na farofa ou no salpicão, as uvas passas costumam fazer parte de diversas receitas de Natal. Além de serem utilizadas como ingredientes, as uvas passas também podem ser consumidas como sobremesa e, acredite ou não, elas fazem bem também para a saúde. As uvas passas possuem propriedades cicatrizantes, auxiliando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e no combate de doenças renais e também anemia.

 

Ameixa

Para quem tem o intestino preso, a ameixa é um santo remédio evitando todos os incômodos da constipação. A ameixa também é rica em fósforo, que auxilia no combate de doenças degenerativas e possui diversas vitaminas do complexo B, que podem ajudar na prevenção de doenças como reumatismo, aterosclerose e artrite.

 

Goji Berry

A goji berry é uma das frutas secas mais poderosas que existem! Tanto que é considerada por muitos nutricionistas como um superalimento. Rica em vitamina C, ela contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ela também conta com propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento. Por fim, a goji berry também é rica em aminoácidos que contribuem para a liberação de serotonina, uma substância que contribui para a melhora do humor e a regulação do sono.

As frutas secas podem fazer servir como ingredientes para outras preparações natalinas ou podem ser servidas como acompanhamento. Vale a pena incluí-las na dieta sempre!

Você gosta de frutas secas? Quais são as suas favoritas? Deixe seus comentários abaixo e não deixe de acompanhar nossas ofertas de Natal no Whatsapp diretamente no seu smartphone! Mande uma mensagem para (61) 99159.6168 e receba já!