Blog

Receitas

Guia prático do purê: muito além da batata

08/05/2017

Que tal sair um pouco do “arroz com feijão” na hora de preparar os acompanhamentos do dia a dia? O purê é super versátil e pode ser a combinação perfeita para diversos pratos. Além fácil de fazer, o purê é muito leve e nutritivo, e vai muito bem com carnes, aves e peixes.

E como a ideia é variar nos acompanhamentos, que tal preparar um purê que não seja o tradicional purê de batata? Existem diversas receitas que levam outros legumes! Quer saber mais? Então, confira!

 

Preparo do purê

O preparo do purê não tem nenhum segredo. Basta cozinhar os legumes em água e sal e depois triturá-los no liquidificador ou processador até que fiquem com uma consistência pastosa.

Para deixar a receita mais cremosa e consistente você pode acrescentar um pouco de leite. Se você quer um purê mais aveludado, não deixe de caprichar em uma colher de manteiga e depois mexa bem. Fica delicioso!

Inovando na receita

Agora que você já sabe como fazer o purê perfeito, que tal apostar em novos legumes? Confira algumas ideias!

Purê de Couve-Flor

Essa é uma ótima opção para quem deseja uma refeição leve. Se quiser acrescente um pouco de queijo ralado para dar um pouco mais de sabor. O purê de couve-flor tem menos calorias e poucos carboidratos, por isso é o ideal para o acompanhamento do jantar, especialmente para quem está querendo perder uns quilinhos extras.

Purê de Abóbora

O purê de abóbora vai super bem com uma carne de panela e até com carne seca. Para variar, acrescente creme de leite na receita para dar mais sabor e um toque a mais de cremosidade no seu purê.

Purê de Ervilha

O purê de ervilha pode ser servido tanto com peixes e frutos do mar, como também com carne de porco. O ideal é usar ervilhas frescas na receita, para que o purê fique mais consistente. Caso queira, é possível também acrescentar uma batata cozida para garantir mais cremosidade.

Purê de Cenoura

Excelente acompanhamento para carnes, esse purê tem um gosto mais adocicado e vai bem com carnes de sabor mais forte, como a carne de porco por exemplo.

Purê de Banana da Terra

Como este purê é mais adocicado, ele pede combinações mais fortes. Se for investir em um frango, aposte em uma receita mais oriental, usando molho de soja por exemplo. Com peixes, o purê de banana da terra faz uma combinação única.

 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de conferir mais receitas de acompanhamentos aqui no Blog!